segunda-feira, 9 de março de 2009

Características gerais de Google Maps e Yahoo Maps

Google não conseguiu lançar a documetação de sua API até faz relativamente pouco tempo, porém muitos desenvolvedores já começaram a experimentar assim que a BETA se tornou pública.


Além de proporcionar um serviço útil Google quis ir ainda mais longe fazendo uma interface muito plástica na que os mapas fluem de maneira fácil em nosso navegador, esta característica o torna um sistema muito atraente para o usuário.

Os mapas da API de Google se baseiam na tecnologia Javascript,que sem dúvida nos torna a vida mais fácil, visto que não necessita instalar software algum e é compatível com praticamente todos os navegadores, Firefox, Mozilla, Opera , Internet Explorer, Netscape... De qualquer maneira você poderá utilizar o método GBrowserIsCompatible() para comprovar a compatibilidade e mostrar um mensagem de erro caso seja necessário.

Entretanto, também nos oferece algumas limitações:
  • Não proporciona serviço geocoding, ou seja, você que deverá fornecer a latitude e longitude do lugar pretendido, o qual significa que deverá confiar em ferramentas geocoder de terceiras pessoas para conseguir a latitude e longitude de um determinado endereço.
  • A Google Maps Key que Google nos proporciona para gerar mapas está limitada para uma única URL o que nos obriga a ter um web site para o desenvolvimento das aplicações.
  • A Google Maps Key é somente válida para um diretório de nosso web site.
  • Pode ser utilizada para propósitos comerciais, porém, deve estar disponível para os usuários finais livre de pagamento, igualmente pode-se utilizar em sites protegidos sempre e quando a autentificação for gratuita.
  • Seu uso e tráfego não está restringido, porém se tiver mais de 50000 visitas deveria entrar em contato com Google.
Yahoo Maps também tem sua própria API com algumas diferenças significativas, segundo meu ponto de vista a maior diferença é que yahoo oferece Geocoder.

Aqui lhes deixo uma pequena comparativa:

Aceita unicamente longitude e latitude não possui geocoder Proporciona seu próprio geocoder
Os mapas podem ser gerados em qualquer página com sua correspondente Key Os mapas serão unicamente gerados em Yahoo
Utiliza Ajax Não utiliza Ajax
Pode ser utilizado para propósitos comerciais sempre e quando for gratuito para o usuário final Pode ser utilizado para propósitos comerciais, mas é necessária autorização por escrito
Pode-se agregar texto HTML ou XML em uma pequena janela de informação Pode-se agregar texto HTML em uma pequena janela de informação e permite o uso de IFRAMES
Não se restringe seu uso até um limite razoável Nenhuma restrição de uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário