quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Como usar o Google Earth.

Por Equipe Baixaki
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Com as freqüentes atualizações do Google Earth, o número de funções aumenta cada vez mais, deixando alguns usuários confusos na hora de usar o programa. Para isso o Baixaki elaborou um guia explicando as principais funções para usar o aplicativo sem problemas.

Aprendendo os comandos

Primeiramente, é necessário aprender os comandos básicos do Google Earth. Para movimentar o globo, basta segurar o botão esquerdo do mouse e deslizá-lo para a direção desejada (não esquecendo que as direções são invertidas, por exemplo: se quiser movimentar o globo para baixo, segure o botão esquerdo do mouse e deslize ele para cima).

Para aumentar ou diminuir a altura, role o scroll (rodinha do mouse) para baixo ou cima. Já para rotacionar o globo, segure o scroll e deslize o mouse para a esquerda ou direita. E por último, para aumentar ou diminuir o grau de visão, segure o scroll e deslize o mouse para cima ou baixo.

Ainda há um método alternativo para fazer todos estes movimentos, que é o menu auxiliar de navegação ou controles de navegação (encontrado na parte superior direita da tela).

1 – Círculo de rotação: rotaciona o globo segurando o botão esquerdo do mouse e deslizando em torno dele.

2 – Setas direcionais: movimenta para as direções escolhidas.

3 – Barra do ângulo de visão (regulador de inclinação): segure e aperte o botão e deslize (esquerda ou direita) o mouse pela barra para aumentar ou diminuir o ângulo de visão.

4 – Barra de altura: segure o botão e aperte o botão e deslize (para cima ou para baixo) o mouse pela barra para aumentar ou diminuir a altura.

Barra de Pesquisa

Pesquisa de endereços



Uma função muito interessante, mas que poucas pessoas sabem utilizar corretamente é a barra de pesquisa. Nela podemos fazer a pesquisa completa de qualquer endereço. Por exemplo, digite Curitiba, Avenida Sete de Setembro, 3000. Feita a pesquisa, o Google Earth indicará o local pesquisado com precisão.

Fazendo um trajeto

Esta pode ser uma das melhores funções para quem deseja fazer uma rota para determinado lugar. Para isso é necessário colocar o endereço inicial e o endereço final. Por exemplo, do Paraná - Curitiba até Santa Catarina - São Francisco do Sul. O navegador oferece todas as informações necessárias para chegar até o local determinado, desde informações de quais estradas e ruas deve percorrer.

Outras funções interessantes

Adicionando Marcadores

No Google Earth, existe a possibilidade de adicionar marcadores no mapa, indicando seus lugares favoritos. Para isso existem duas maneiras: clique no ícone do marcador (encontra-se na barra de ferramentas na parte superior da tela) ou aperte Ctrl + Shift + P. Em seguida, nomeie o marcador e se for oportuno para a situação, acrescente dados adicionais.

Utilizando a régua de distância

Para medir uma distância em linha reta, clique em um ponto e depois outro. A distância pode ser dada em vários tipos de medidas.

Entendendo as camadas

As camadas são informações adicionais que aparecem no globo, existem camadas para todos os tipos de funções. Entre as mais interessantes estão:

Camada de relevo

Esta camada transforma o relevo da foto em uma imagem 3D, dando muito mais veracidade ao mapa.

Web Geográfica

Camada que abrange 4 tipos de serviços, entre eles o Panoramio e a Wikipedia. As informações aparecem como pontos coloridos no mapa. No Panoramio, aparecem fotos do lugar em questão e na Wikipédia, informações e história sobre o ponto definido.

Rodovias

A camada Rodovias é uma das mais importantes, pois mostra o sistema viário de várias cidades no Brasil. Além das ruas de cada cidade, são mostradas também, as rodovias inter-regionais do país em questão.

Construções em 3D

Outra camada de certa relevância no Google Earth. Esta em particular, mostra construções em 3 dimensões, mas são poucas cidades que contam com este recurso. A maioria das cidades que tem esta função encontram-se nos Estados Unidos da América (a metrópole com mais prédios 3D é Nova Iorque), mas isso não impede que sejam encontradas esparsas construções em algumas cidades do Brasil.

Galeria

Esta é uma das camadas que mais tem opções, nela podemos encontrar vídeos do YouTube, matérias e vídeos da National Geographic, fotos da NASA e muito mais.

Modo Céu

Uma das adições mais interessantes dos últimos tempos é o Modo Céu, o qual possibilita a visualização do espaço sideral. As funções funcionam igual ao modo normal, a única diferença é a ausência do ajuste de ângulo de visão.

Um comentário:

  1. Bom dia!FIZ O Dowload no baixaqui,só que quando vou usá-lo simplesmente o meu not book desliga voltando á seguir no menu inicial do windows,porque será? minha máquina ainda não fez 2 meses de uso,é novinha em folha...!!!!

    ResponderExcluir